World Resource Institute

Home

A Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) é uma iniciativa entre as empresas e a sociedade civil para demonstrar os benefícos da gestão estratégica dos serviços ecossistêmicos para os negócios no Brasil. Lançada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces), o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), e o World Resources Institute (WRI), a PESE tem como objetivos:

  • Reforçar a capacidade das empresas a reduzirem seus impactos negativos sobre os serviços ecossistêmicos na Amazônia.

  • Demonstrar o valor comercial dos ecossistemas e da conservação da biodiversidade na Amazônia, através do desenvolvimento de estratégias empresariais para a manutenção de serviços ecossistêmicos.

  • Formar uma rede de profissionais relacionados a serviços ecossistêmicos da Amazônia e alcançar resultados que sejam replicáveis e colaborem com a ampliação de estratégias empresariais.

Ao fazer a conexão entre ecossistemas saudáveis ​​e a estratégia empresarial, PESE não apenas promove práticas empresariais mais sustentáveis​​, mas também abre as portas para novas oportunidades de negócios.


Parceiros


Empresas Membro


Sobre a ESR

A Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) permite às empresas desenvolver novas estratégias de negócios, propondo a utilização e a disseminação da Revisão Corporativa dos Serviços Ecossistêmicos (Corporate Ecosystem Services Review (ESR)) na Amazônia. Criado pelo World Resources Institute (WRI), o Meridian Institute, e o World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), o ESR é uma metodologia estruturada para ajudar os gestores a desenvolver proativamente estratégias de gestão de riscos e identificar oportunidades de negócios a partir dos impactos e dependências de suas empresas em relação aos ecossistemas. O ESR já foi aplicado por cerca de 300 empresas em todo mundo e, gerou estratégias que melhoram os serviços ecossistêmicos ao mesmo tempo que fortalecem o desempenho corporativo. Ao disseminar o uso do ESR no Brasil, a PESE criará uma comunidade de gestores conscientes sobre o meio ambiente entre as empresas mais importantes do país. Para obter informações detalhadas sobre a metodologia ESR, por favor visite sua homepage.

Benefícios da PESE

Através de sua participação em uma série de oficinas entre 2012 e 2013, da implementação do ESR com assistência especializada, e do conhecimento sobre as melhores práticas internacionais em matéria de gestão de serviços ecossistêmicos, as empresas parceiras poderão:

  • Identificar os riscos e oportunidades de novos negócios decorrentes da dependência e impacto das empresas nos ecossistemas e os serviços que estes prestam.

  • Antecipar novos mercados e políticas governamentais que surgirão em resposta à degradação dos ecossistemas.

  • Desenvolver sua capacidade de gestão de serviços ecossistêmicos.

  • Participar de um fórum de colaboração para testar ideias e desenvolver novas estratégias de sustentabilidade com os líderes da indústria.

  • Obter assistência técnica de instituições internacionais, líderes no tema sustentabilidade, durante a implementação do ESR.

  • Tornar-se parte de uma rede global de negócios e especialistas em sustentabilidade.

  • Fortalecer o perfil público da empresa e seu compromisso com a sustentabilidade.

PESE e este documento foram viabilizados pelo generoso apoio da nação norte americana através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Os conteúdos são de responsabilidade do WRI, GVces e CEBDS, e não refletem necessariamente as opiniões da USAID ou do Governo dos Estados Unidos.

Crédito da Imagem: markg6 @ Flickr - "Morning in the Amazon"