World Resource Institute

Estudos de caso

A PESE é uma parceria entre empresas e organizações de sustentabilidade ambiental para demonstrar os benefícios ao negócio de serviços ecossistêmicos no Brasil. Ao fazer a conexão entre ecossistemas saudáveis e o lucro corporativo, a parceria não apenas estimula práticas empresariais mais sustentáveis, como também abre a porta para novas e rentáveis oportunidades de negócio.

Desde maio de 2012, as empresas PESE participaram de um programa de treinamento focado em como utilizar a Avaliação Empresarial de Serviços Ecossistêmicos (ESR). A ESR é um método de análise inovador que começa avaliando o nível de dependência e impacto de uma empresa nos serviços ecossistêmicos, e termina com o desenvolvimento de estratégias de negócio acionáveis para manter e aprimorar serviços ecossistêmicos.

As empresas PESE também implementaram a ESR em suas operações, com assistência do CEBDS e do GVces. Estas empresas são as primeiras a implementar a ESR no Brasil. Os estudos de caso abaixo detalham as experiências e os resultados das ESRs de algumas empresas PESE.

Estudos de Caso:

Parceiros


Empresas Membro


PESE e este documento foram viabilizados pelo generoso apoio da nação norte americana através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Os conteúdos são de responsabilidade do WRI, GVces e CEBDS, e não refletem necessariamente as opiniões da USAID ou do Governo dos Estados Unidos.

Crédito da Imagem: markg6 @ Flickr - "Morning in the Amazon"